F.A.Q - Edição de Mapas - Criando Mapas

Downloads de Mapas - Randômicos e Cenários.

Moderador: Moderador Age II

REIS__
Administrador
Qual a sua idade?: 32
Contato:

F.A.Q - Edição de Mapas - Criando Mapas

Mensagempor REIS__ » Seg Fev 07, 2011 11:14 am

Abaixo tem a opção para baixar esta documentação, aproveite !!

-=-=-=-=-=-
-=-=-=-=-=-
- ÍNDICE -
-=-=-=-=-=-
-=-=-=-=-=-

P1. Como eu posso deixar uma unidade que não é do jogador continuar parada?
P2. Como eu posso pôr minas de outro, arbustos de frutas, árvores, etc.?
P3.Existe algum modo de renomear unidades antes de surgirem no mapa?
P4. O que é POREX e onde posso adquirí-lo?
P5. O que são TWAL / Port / Camel Scout / etc. e onde posso adquirí-los?
P6. Como se copia uma parte do mapa?
P7. Como eu deixo penhascos invisíveis?
P8. Como posso fazer penhascos caminháveis?
P9. Como faço para as unidades parecerem estar deslizando?
P10. Como eu faço um efeito de luz-vindo-da-janela à noite?
P11. Por que aparece uma percentagem (%) em vez do nome da minha unidade, na caixa de informação cinza?
P12. Como posso reduzir a Vida/Ataque máximo de uma unidade?
P13. O que são números mágicos e onde uso eles?
P14. Como posso configurar uma unidade para que ela fique em estado "Defensivo"?
P15. Como se deixa uma unidade em estado de "Não Atacar"?
P16. Eu acidentalmente deletei o nome de uma Ação, e pareço não poder mais selecioná-la. Como eu posso a selecionar de novo?
P17. O povo diz que eu devo pôr uma unidade pertencente ao Jogador 1 em um barco de transporte aliado, para evitar derrota durante cinemáticas montadas no cenário. Mas eu não consigo pôr uma unidade do Jogador 1 em um barco aliado. Como faço isso?
P18. E como eu faço para a posição inicial do meu cenário seja em outro personagem, e não no transporte escondido?
P19. Como faço unidades que não são do jogador caminharem em formação?
P20. Eu não consigo selecionar mais de uma unidade com o efeito Mudar Nome do Objeto/Patrulhar. Como faço isso?
P21. Como eu faço para que o jogador pare de compartilhar o mesmo campo de visão com seus aliados?
P22. Como eu posso fazer as unidades do jogador descansarem em estalagens no meu cenário?
P23. Como as pessoas fazem explosões em um cenário?
P24. Como faço o jogador ler placas no meu cenário?
P25. Como posso mudar a cor do texto no efeito "Mostrar Instruções"?
P26. Como posso fazer um texto na cor vermelha sem um ">" na frente da mensagem?
P27. Como eu posso congelar carroças de comércio (os fazendo parar de mover em torno de si mesmo)?
P28. Como eu posso congelar reis (os fazendo parar de se guarnecer dentro de suas construções)?
P29. O que é "seguimento"?
P30. Eu pus alguns Reveladores de Mapa no editor. Como os removo?
P31. Como eu faço para instruções aparecerem na tela de instruções?
P32. Como eu faço água caminhável?
P33. Por que eu não posso usar finais de ponte em água caminhável?
P34. Como as pessoas se livram daquela areia horrível que tem onde a terra encontra a água? (Também: Como as pessoas se livram daquela linha rígida que surge onde o gelo ou neve encontra a água?)
P35. Como eu faço unidades normais se auto-curarem como um herói?
P36. Eu vi uma espécie de "batalha no navio" em um cenário. Como a faço?
P37. Como fazer paliçadas/muros de pedra/fortificações sem um final grande e bandeirinhas?
P38. Como posso fazer cachoeiras em meu cenário?
P39. Como eu faço unidades com 0 de vida? (Também : Como eu faço unidades invencíveis?)
P40. O que é a condição "Índice de Mortes"?
P41. Como eu recompenso jogadores a cada morte que eles fazem?
P42. Como eu posso dar recursos ao jogador sem a mensagem "GAIA pagou <recursos> como tributo ao <jogador um>"?
P43. Como faço o texto aparecer no centro da tela?
P44. Como eu faço fazendas ficarem invisíveis?
P45. Como faço objetivos aparecerem durante o jogo?
P46. Como eu faço um "IA de Taunt"?
P47. Como posso permitir que o jogador receba aprimoramentos em troca de ouro na Serralheria?
P48. Como eu faço meus próprios scripts de mapas aleatórios (RMS-SMA)
P49. Qual é a área de cada tamanho diferente de mapa?
P50. Como eu ponho o limite de população para mais de 75 no editor?
P51. Immobile Units AI / Gold / Advanced não está funcionando com um determinado jogador. Por que isso?
P52. Como fazer listas de itens nos "Objetivos"?
P53. Meu mapa continua travando, e eu não tenho certeza se é por causa das ações ou do mapa. Me ajudem!
P54. É possível copiar ações, condições e/ou efeitos? Se for. como isso é feito?
P55. Como eu faço uma mensagem de morte aparecer para uma unidade que ainda não foi criada?
P56. Como posso atarefar unidade para que elas se guarneçam em construções?
P57. Como eu previno que unidades se desguarneçam no começo do jogo?
P58. Como eu faço para que Maravilhas mudem de dono quando uma unidade de um jogador diferente chega perto dela?
P59. Como eu posso impedir que monges e missionários de um jogador convertam?
P60. Eu tinha trabalhado em meu cenário por horas, e esqueci de salvá-lo antes de testá-lo. Ele travou e tive que sair do jogo. Há algo que eu possa fazer para recuperar meu trabalho?
P61. Por que lenhadores, mineradores, fazendeiros, etc. não conam como aldeões no efeito "objetos na área"?
P62. Como eu faço para que os nomes dos aldeões parem de mudar? Eu quero colocar o nome dele como "Zé", mas ele vira lenhador quando o jogador clica em uma árvore. Me ajudem! (Também: O nome do meu monge muda toda vez que ele captura um artefato, como impeço isso?)
P63. Por que eu não posso criar ou remover objetos do tipo "outros" de gaia com ações?
P64. Como eu faço o truque da comida? ( Como eu faço o jogador comer o alimento até que chegue a 0 e ele morra?
P65. Como posso fazer unidades zumbi/invencíveis/imatáveis?
P66. Como eu impeço que o computador desista após alguns minutos de jogo?
P67. Como eu crio água navegável em terrenos elevados?
P68. Há alguma maneira de fazer unidades invencíveis sem usar o sinal de menos (-)?
P69. É possível deixar que se caminhe sobre construções?
P70. Eu posso pôr portões e muros marítimos beta em terrenos fora da água?
P71. Como eu faço um jogador/unidade sem nome (de maneira que um nome não seja gerado automaticamente se eu deixar em branco)?
P72. É possível criar terrenos inexploráveis?

-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-=-
- PERGUNTAS & RESPOSTAS -

P1. Como eu posso deixar uma unidade que não é do jogador continuar parada?

R1. Baixe o Immobile Units AI Gold. Por Zanzard Lothar. Mas se preferir, crie uma ação com um efeito de "Atarefar Objeto" ou "Parar Unidade", deixando marcada a opção "Ação Seguida".
Aviso: A solução do "Atarefar Objeto" deixa as unidades paradas completamente (e anti-naturalmente). O uso do IA é uma solução bem mais recomendada.
Nota: Para usar um arquivo IA, ponha-o na pasta "AI" no diretório do seu "Age of Empires II". E então, entre no editor, e clique na aba "Jogadores". Abaixo de "Personalidade" selecione o IA que você baixou.

Perceba também que os IAs funcionam tanto no AoK como no TC, não importa o que estiver marcado na seção de downloads de onde você baixou.

P2. Como eu posso pôr minas de outro, arbustos de frutas, árvores, etc.?

R2. Clique na aba Unidades no topo do editor. Selecione Gaia (Terra) na área de seleção de jogador, e então clique na aba "Outros". É aí onde você encontra rochas, flores, plantas, pedras marítimas, bandeiras, fendas, carroças quebradas, etc.

Recapitulando: Editor => Unidades => Jogadores - Gaia => Outros

P3.Existe algum modo de renomear unidades antes de surgirem no mapa?

R3. Resposta curta: Não. Não há nenhuma maneira possível de criar uma unidade e só depois mudar seu nome. Mas podem ser feitas "gambiarras", como sempre. Uma delas é o método "Sob a Neblina". Este é o mais útil quando você deseja que um homem troque de roupas ou monte em um cavalo. Um jeito simples de fazer é: você precisa ter unidades "reserva" colocadas escondidas no mapa e já renomeadas. Para mudar a aparência da unidade e manter seu nome, você, usando Ações, remove a unidade (mas deixa um 'backup' dela em algum lugar do mapa, para manter o jogador vivo) e move as unidades escondidas para o lugar, e "Muda o Dono" delas para o Jogador dono da antiga unidade.
Outro (e melhor) jeito é, em vez de apenas remover a unidade e colocar outra no lugar, ter uma unidade parada exatamente no lugar onde você pretende remover a unidade do jogador (perto de sua casa ou estábulo). Digamos que seja um batedor. Não mude o nome da unidade até que a unidade do jogador seja removida. Uma vez que o jogador esteja "sob a neblina", mude o nome do Batedor para o nome da unidade do jogador e o mande para onde estava a antiga unidade. Para finalizar, crie outro batedor exatamente onde o antigo estava. - Obrigado Crasher.
A última "gambiarra" se faz usando a misteriosa mina POREX. Simplesmente atarefe um aldeão (esta manha só funciona com eles) na mina (renomeada) e ele se tornará invisível. Então mande ele ir a qualquer lugar onde você deseja que ele apareça. Para que ele reapareça, atarefe-o com qualquer coisa (corte de madeira, coleta de frutas.)

Outra solução para isso: Berserker Jerker desenvolveu um método de “esconder unidades em vista completa” para o jogador, usando um bug relacionado aos Carrinhos de Relíquias. Esse artigo pode ser encontrado na Tsuniversity

P4. O que é POREX e onde posso adquirí-lo?

R4. Porex é uma misteriosa unidade beta que aparenta ser uma mina de ouro e torna aldeões invisível ao coletarem nela. Eles ficam visíveis se atarefados com outra coisa qualquer. Você pode encontrá-la neste Eye Candy Template by CheeZy_monkey.

P5. O que são TWAL / Port / Camel Scout / etc. e onde posso adquirí-los?

R5. Essas são unidades beta. Elas iriam vir no jogo, mas não foram incluídas na versão final. Algumas delas (como as listadas acima) estão escondidas nos arquivos do jogo, e algumas aparecem quando se abre cenários do AoE-RoR no AoK-Tc.. Você pode encontrar as mais populares aqui. Apenas copie a parte do mapa onde está a unidade que deseja e então ponha na parte do cenário que quiser.

P6. Como se copia uma parte do mapa?

R6. Copiar Mapa consiste, basicamente, em copiar & colar parte do seu cenário. Para fazê-lo, clique na aba "Terreno" no topo do editor. Uma vez aí, clique em "Copiar Mapa". Então selecione a área que você deseja copiar com o mouse. Para finalizar, clique em "Copiar Área Selecionada" e escolha onde você quer colar o terreno (unidades e contruções vêm junto).

Recapitulando: Editor => Terreno => Copiar Mapa - Selecionar a Área = Copiar Área Selecionada - Escolher onde Colar.

Enquanto estiver aí, você notará outras opções como "Mudar Jogador". Para usar isso, após escolher a área, use o pequeno menu para escolher o jogador a quem você quer atribuir a propriedade das unidades copiadas no mapa. Esta ferramenta é útil quando você faz uma cidade inteirinha sendo do Jogador 1, quando pretendia que fosse do jogador 2.
Aviso: A cópia do mapa gira tudo para uma só direção, e isso deia penhascos invisíveis e florestas extremamente uniformes.

P7. Como eu deixo penhascos invisíveis?

R7. Para deixar penhascos invisíveis, ponha seus penhascos, e simplesmente gire-os, na seção "Unidades". (Selecione "Rodar" como opção). Para ver onde você já pôs penhascos invisíveis, aperte Ctrl + A; esse comando contorna tudo o que há no.

Nota: Para remover penhascos invisíveis, ponha um novo penhasco sobre eles e então os delete, ou então faça-o no jogo, removendo os penhascos na aba "Unidades", selecionando a opção "Excluir".

P8. Como posso fazer penhascos caminháveis?

R8. Para fazer penhascos caminháveis, você deve pôr uma construção diretamente sobre eles e a remover com Ações. Para pôr a construção no topo deles, ponha primeiro a construção, e então faça os penhascos abaixo dela.

Aviso: Penhascos caminháveis ficam incaminháveis depois que o jogo é salvo e carregado. Para evitar isso, avise ao jogador para não salvar por um segundo ou dois, e remova a construção antes que ele possa vê-la.

P9. Como faço para as unidades parecerem estar deslizando?

R9. Em vez de usar o efeito "Atarefar Objeto", use o efeito "Desembarcar". (Criado para fazer unidades sairem de um barco) Quando o efeito desembarcar é usado em terra, a unidade desliza. Você pode combinar isso com os penhascos caminháveis, fazendo parecer que a unidade está caindo de um penhasco.

Nota: Você pode fazer as unidades pararem de "deslizar" as atarefando com um objeto atual em vez de uma localização... um objeto aliado serve.

P10. Como eu faço um efeito de luz-vindo-da-janela à noite?

R10. Para fazer este efeito, tenha certeza de que o jogador já viu a cidade ou construção que você está tentando iludir, mas sem nenhuma unidade ou reveladores de mapa por perto. Isso faz ficar de noite (veja a neblina de área explorada). Para ativar as pequenas luzes, pesquise Espiões (usando Ações) e use o efeito "Colocar Fundação" perto das janelas, sendo o jogador principal um inimigo. Você precisa primeiro remover todas as edificações e unidades de cada jogador no mapa, exceto as unidades 'sobreviventes', que mantêm os jogadores longe da derrota por falta de unidades. Isso só é realmente útil para cinemáticas montadas no cenário (animaçõezinhas feitas com ações). - Obrigado Crasher

P11. Por que aparece uma percentagem (%) em vez do nome da minha unidade, na caixa de informação cinza?

R11. Não há motivos para se preocupar; o jogo apenas não consegue reconhecer nomes alterados naquela caixa. Não há nada que se possa fazer.

P12. Como posso reduzir a Vida/Ataque máximo de uma unidade?

R12. Há dois métodos de reduzir a Vida/Ataque de uma unidade. A primeira é instável por que se você selecionar o efeito de novo, ele reseta. Basicamente, você deve pôr um sinal de menos ( - ) na caixa "Quantidade". Mas... o jogo não permite que você digite o sinal de menos diretamente na caixa. Para pôr o sinal "-" na caixa de Quantidade, vá a qualquer caixa de Mensagem ou nome de Ação, digite um sinal de menos e copie & cole na caixa de quantidade. Selecione o símbolo da subtração, clique com o botão direito do mouse, selecione "copiar", vá para a caixa de Quantidade e selecione "colar" (usando novamente o botão direito). Não selecione esse efeito de novo, senão ele irá resetar para 0.
O segundo método é muito mais estável e fácil (porém mais complexo de entender). Há um grande número mágico que, quando reduzido (na caixa de quantidade) ele subtrai da Vida/Ataque original da unidade. O número mágico é 65536. Para indicar quanto você quer reduzir do máximo de ataque ou vida de uma unidade, subtraia o número do número mágico. Por exemplo: Se eu quiser reduzir a vida ou ataque de uma unidade em 20, eu devo pôr 65516 (65536 - 20). Obrigado, CrystalCrown.

P13. O que são números mágicos e onde uso eles?

Como você sabe, existem vários números mágicos no mundo do editor do AOK-TC. Eis alguns deles:
63: O número máximo de caracteres que você pode inserir no efeito "Enviar Mensagem".
255: O número máximo de caracteres que você pode inserir nos efeitos "Mostrar Instruções" e "Mudar Nome de Objeto".
32767: O número máximo que você pode configurar para o máximo de vida ou ataque de uma unidade.
65536: Tratado como 0 pelos efeitos "Mudar Ataque do Objeto" e "Alterar Vida do Objeto".
Números negativos: Invertem os efeitos "Mudar Ataque do Objeto", "Alterar Vida do Objeto" e "Danificar Objeto".
73741824: O máximo de dano que você pode aplicar a uma unidade pelo efeito "Danificar Objeto".
-536870912: Um número importante que faz os seguintes números "(sum)" funcionarem corretamente.
-2147483647(sum): O máximo de cura que você pode aplicar a uma unidade pelo efeito invertido do "Danificar Objeto".
-2147483648 a -4294967295(sum): Se inserido no efeito invertido de "Danificar Objeto", a unidade vai ter (4294967296 + número, mas como um número negativo) como sua vida. -2147483648 é sempre configurado por 4 x -536870912.
-4294967296(sum): Deve ser inserido no efeito invertido do "Danificar Objeto", a unidade (não obstante quanto é o máximo de vida dela) irá se tornar invencível com uma vida "0/X" (algumas delas não terão sua vida mostrada assim, mas o efeito é o mesmo), o que pode ser feito com outras manhas de ações. Sempre configurado por 8 x 536870912.
-4294967297(sum): O mesmo que -1.
-6442450943(sum): O mesmo que -2147483647.
-6442450944 a -8589934591(sum): O mesmo que -2147483648 a -4294967295.
4294967296: Tratado como 0 pelo efeito "Danificar Objeto".
2147483648: Números maiores que este e menores que 3221225472 podem deixar a vida de uma unidade negativa no efeito "Danificar Objeto"
3221225472: Números maiores que este e menores que 4294967296 cura unidades no efeito "Danificar Objeto"
6442450944: Mesmo que 2147483648.
7516192798: Mesmo que 3221225472.
16777216: Este número recém-nascido pode fazer unidades se auto-curarem como heróis, como será visto na P35.

P14. Como posso configurar uma unidade para que ela fique em estado "Defensivo"?

R14. Você não pode fazer isto no editor, mas heróis ficam automaticamente defensivos no início do jogo, assim você pode usar eles e então renomear a unidade.

P15. Como se deixa uma unidade em estado de "Não Atacar"?

R15. Você pode deixar uma unidade nesse estado usando o efeito "Congelar Objeto".

P16. Eu acidentalmente deletei o nome de uma Ação, e pareço não poder mais selecioná-la. Como eu posso a selecionar de novo?

R16. Crie uma nova Ação abaixo da ação sem-nome, e a delete. Isso causará a seleção da Ação defeituosa; você pode então dar a ela um nome. Se a Ação estiver no meio de uma série de Ações, crie uma nova Ação e a mova para logo abaixo da inominada.

P17. O povo diz que eu devo pôr uma unidade pertencente ao Jogador 1 em um barco de transporte aliado, para evitar derrota durante cinemáticas montadas no cenário. Mas eu não consigo pôr uma unidade do Jogador 1 em um barco aliado. Como faço isso?

R17. Para pôr uma unidade do J1 dentro de um barco aliado: Ponha um transporte do J1 em qualquer parte da água, (em um lugar escondido) e ponha uma unidade dentro do transporte. Então, usando Ações, mude o dono do barco de J1 para um aliado. Aoegolfer me informou que mudar de dono pra Gaia também funciona. Isso é útil quando você precisa ter a tecnologia cartografia pesquisada.

P18. E como eu faço para a posição inicial do meu cenário seja em outro personagem, e não no transporte escondido?

R18. Vá na aba "Opções" no topo do editor, selecione a posição inicial desejada e clique em "Configurar como Posição Inicial".

P19. Como faço unidades que não são do jogador caminharem em formação?

R19. Você deve usar o efeito "Patrulhar" antes do efeito "Atarefar Objeto". Para prevenir que as unidades fiquem indo pra frente e pra trás, quando elas alcançarem seus destinos, mude o dono delas para um jogador diferente (da mesma cor, preferivelmente) por pelo menos 2 segundos.

Notas Importantes:

- A fim de que as unidades se agrupem, uma unidade no grupo precisa ter sido posta no mapa há pouco tempo.

- Todas as unidades do grupo devem pertencer ao mesmo jogador.

- Grupos não podem ter mais que 22 unidades.

P20. Eu não consigo selecionar mais de uma unidade com o efeito Mudar Nome do Objeto/Patrulhar. Como faço isso?

R20. Para selecionar mais de uma unidade em um efeito, como "Patrulhar", tenha certeza de que o jogador que possui essas unidades está selecionado na aba "Jogadores" no topo do editor. Após estar certo disso, apenas aperte e segure Crtl, e clique em cada uma das unidades, ou então selecione todas com a caixa de seleção (aquele quadrado de contorno branco que aparece quando se clica num ponto do mapa e puxa o mouse).

P21. Como eu faço para que o jogador pare de compartilhar o mesmo campo de visão com seus aliados?

R21. Em "Opções" no topo do editor, na parte de "Desabilitar", clique em "tecnologias". Desça até ver "Cartografia" e a ponha na coluna de desabilitados.

P22. Como eu posso fazer as unidades do jogador descansarem em estalagens no meu cenário?

R22. Use estas Ações, ao pé da letra:

Ação0
Mostrar como Objetivo: Sim/Não
Estado Inicial: On
Ações Seguidas: Sim
------------------------------------------------------------ --
Condição0: Objeto Selecionado - O Dono da Estalagem
Efeito0: Mostrar Instruções - Dono da Estalagem: "Você gostaria de descansar em minha estalagem? Caso queira, vá até a bandeira" (Ou qualquer coisa assim, tanto faz)
Efeito1: Mudar Dono - O Dono da Estalagem para o jogador 1
Efeito2: Mudar Dono - O Dono da Estalagem, do jogador 1 pra o jogador que ele era antes.
Efeito3: Ativar Ação - Ação1

Ação1
Mostrar Como Objetivo: Sim/Não
Estado Inicial: Off
------------------------------------------------------------ --
Condição0: Objetos na Área - Unidades do Jogador 1 - Quantidade 1 - Na área da bandeira.
Efeito0: Mudar Dono - Sua unidade para um Jogador Aliado.
Efeito2: Mudar Visão - Qualquer área Inexplorada
Efeito3: Mostrar Instruções- ZZZZzzzzzzzzzZZzzzzzzzZZZZZZZZzzzz……..
Efeito4: Ativar Ação - Ação2

Ação2
------------------------------------------------------------ ---
Efeito0: Criar Objeto - Monge (tenha certeza que é de um jogador aliado)- Em algum lugar perto da Estalagem
Efeito2: Atarefar Objeto - Monge - Da área em que sua unidade está descansando
Efeito3: Ativar Ação - Ação3

Ação3
Ações Seguidas: Não
------------------------------------------------------------ ---
Condição0: Tempo - 30 segundos (ou quanto tempo você quiser que o descanço dure)
Efeito0: Desativar Ação - Ação2
Efeito1: Remover Objeto - Os monges da área próxima à Estalagem.
Efeito2: Mudar Dono - Sua unidade de volta a você.
Efeito3: Mudar Visão - De volta à Estalagem.
Efeito4: Mostrar Instruções - “(O Nome do Seu Personagem): Eu acho melhor eu ir agora, obrigado por abrigar-me em sua estalagem."

© Copyright 2002, Woad Creations.

- Obrigado ao Dark_Warrior_1_ da Woad Creations

Nota:Usar os "números mágicos" para curar unidades (ao invés do monge) em uma velocidade alta não só também funciona como é mais estético e agradável.

P23. Como as pessoas fazem explosões em um cenário?

R23. Há vários métodos de fazer explosões em cenários. O primeiro e mais óbvio é a explosão de petardos. É simples e fácil de executar. Apenas crie e mate (remover não funciona) um petardo ou um grupo deles no lugar que você quiser. As desvantagens deste método é que os petardos aparecem por alguns milésimos, deixando óbvio, e só pode ser feito onde um petardo pode ser posto (em água e em cima de contruções são exemplos de onde eles NÃO podem ser postos). Outro jeito é usar o "Mico Furioso". Tem as mesmas desvantagens do petardo, mas tem avantagem de aparecem partes de corpos voando, melhorando a estética.
A melhor versão (na minha opnião) é usar Araras e Falcões do mesmo jeito que os petardos. A vantagem é: As aves fazem grandes explosões (maiores que as dos petardos) quadno são mortas. E elas podem também ser colocadas em qualquer lugar no mapa.
A última versão é usando Barcos de Demolição. Eles dão uma boa explosão, embora este método só possa ser produzido na água.
Outro meio de se criar explosões é fazer muros mágicos. Simplesmente os crie e destrua em uma linha, com uma Ação repetitiva sem condições.

P24. Como faço o jogador ler placas no meu cenário?

R24. Para fazer um jogador ler uma placa quando a seleciona, use este evento:

Ação0
Mostrar como Objetivo: Sim / Não
----------------------------------------------------------
Condição0: Objeto Selecionado - A Placa
Condição1: Tempo - Em torno de 5
Efeito0: Mostrar Instruções - "Lago Verde - LESTE; Estalagem - NORTE
(ou qualquer coisa que você quer que esteja escrito na placa)"

Para fazer o jogador ler a placa quando suas unidades chegam perto dela, use isto:

Ação0
Mostrar Como Objetivo: Sim / Não
----------------------------------------------------------
Condição0: Conduzir Objeto a Área - Marcar Área - Em torno da placa (não tão pequeno)
Efeito0: Mostrar Instruções - "Lago Verde - LESTE; Estalagem - NORTE
(ou qualquer coisa que você quer que esteja escrito na placa)"

P25. Como posso mudar a cor do texto no efeito "Mostrar Instruções"?

R25. Para mudar a cor, ponha o código <COR> antes do texto. Substitua a palavra “COR” por uma das cores disponíveis abaixo.
As cores disponíveis são:

<BLUE> Azul
<RED> Vermelho
<GREEN> Verde
<YELLOW> Amarelo
<AQUA> Ciano
<PURPLE> Violeta
<GREY> Cinza
<ORANGE> Laranja

Nota: A cor vermelha tem um bug que faz aparecer um > antes do texto.

P26. Como posso fazer um texto na cor vermelha sem um ">" na frente da mensagem?

R26. Esse problema é chamado de "redbug". Mas felizmente uma solução foi encontrada: Ponha <..>, escreva o texto e aperte "enter" até o limite máximo, e ponha o código <RED>

Assim:

<..> -Seu texto aqui-
[ENTER]
[ENTER]
[ENTER]
[ENTER]
<RED>

P27. Como eu posso congelar carroças de comércio (os fazendo parar de mover em torno de si mesmo)?

R27. Para congelar uma carroça de comércio, use uma ação repetitiva com o efeito "Atarefar Objeto" na carroça de comércio, mas sem determinar uma localização.

P28. Como eu posso congelar reis (os fazendo parar de se guarnecer dentro de suas construções)?

R28. Nenhum IA pode substituir o impulso de procurar abrigo em castelos e edificações do Rei. Mas, há outras três maneiras de congelar um rei.
A primeira e mais óbvia é usando o efeito "Atarefar Objeto" sem determinar uma localização. Esta maneira dá conta do serviço, mas você não pode atarefar o rei com mais nada e ele fica completamente congelado.
A segunda opção é fazer do rei e sua cidade jogadores diferentes. O rei não se guarnecerá em uma edificação aliada.
A solução final (e melhor) é usar um Xá no lugar do rei, e simplesmente o renomear. O Xá pode ser encontrado na aba "Heróis" em "Unidades". Você pode atarefá-lo normalmente, como uma unidade normal, e ele não precisa ficar completamente parado. Algumas pessoas disseram que o Xá se refugia no castelo do mesmo jeito. Mas comigo o Xá funcionou. Isso pode ser um problema de versões diferentes de jogo.

P29. O que é "seguimento"?

R29. A Ensemble Studios usou seguimentos nas campanhas que vêm no jogo, pois assim eles estariam aptos a escrever as mensagens em diferentes idiomas, sem ter que editar a campanha para cada idioma. Ignore isso, provavelmente não precisaremos usar. - Crystal Crown

P30. Eu pus alguns Reveladores de Mapa no editor. Como os removo?

R30. Pressione Ctrl + A no seu teclado para ver os reveladores de mapa contornados no editor. Então simplesmente copie um outro pedaço do terreno em cima deles.
Nota: Reveladores de mapa não podem ser deletados com a função "excluir" na aba unidades.

P31. Como eu faço para instruções aparecerem na tela de instruções?

R31. Para fazer instruções aparecerem na "Tela de Instruções" em sua campanha, nenhuma Ação é necessária. Apenas clique na aba " no topo do editor, selecione "Instruções do Cenário" e digite sua mensagem.
Nota: É também aí onde você põe as Dicas e Observações.

P32. Como eu faço água caminhável?

R32. Para ter este efeito, crie e remova o meio de uma ponte. Esse truque pode ser usado para enchentes, pântanos, magia, etc (como Jesus andando sobre a água).
Nota: A água caminhável se torna inavegável por barcos.

P33. Por que eu não posso usar finais de ponte em água caminhável?

R33. Finais de pontes não podem ser usados em água caminhável por que quando você os "cria e remove", eles deixam terreno de deserto. Isto por si mesmo já é um totalmente novo. Ele pode ser usado para se livrar de água caminhável, um rio secando, gelo ou neve derretendo, etc.

P34. Como as pessoas se livram daquela areia horrível que tem onde a terra encontra a água? (Também: Como as pessoas se livram daquela linha rígida que surge onde o gelo ou neve encontra a água?)

R34. Esse truque é chamado, merecidamente, de "água desmarginada". Para fazer a água desmarginada, crie e remova o meio de uma ponte perto da margem. Dá um efeito legal, mas esteja certo de deixar algumas margens normais também, para deixar menos uniforme.

P35. Como eu faço unidades normais se auto-curarem como um herói?

R35. Para fazer uma unidade se curar como um herói, use esta ação:

Ação0: <nome>
Mostrar como Objetivo: Não
--------------------------------------------------
Condição0: Tempo - 1 ~ 3 (controla com que velocidade a unidade se cura. Quanto maior o tempo, mais devagar a unidade se cura)
Efeito0: Danificar Objeto: - 1
Efeito1: Danificar Objeto: - (16777216 - MAX HP)
Efeito2: Danificar Objeto: (16777216 - MAX HP)

-obrigado novamente, scenario_t_c.

P36. Eu vi uma espécie de "batalha no navio" em um cenário. Como a faço?

Mais uma vez falaremos de "cinemáticas de cenário". É simples, ponha unidades num barco de transporte (com Ações ou orientando o jogador). E então, ponha diálogos sugerindo que há uma batalha dentro do navio. Até aí é a forma "básica" da idéia. Mas se quiser algo do tipo "Precisamos nos livrar desse corpo" após uma morte dentro do navio, mate a unidade desejada e então a desembarque perto da margem. Isso resultará num corpo morto jogado para fora do barco. Muito legal mesmo. Para ver uma tela de exemplo, clique aqui

P37. Como fazer paliçadas/muros de pedra/fortificações sem um final grande e bandeirinhas?

R37. Para criar paredes sem pedaços diferentes no fim e nas "esquinas", simplesmente os remova com Ações. Deletar ou apagar no editor não funcionará.
Se você não tiver o patch-c instalado na sua máquina, você pode remover as partes finais com a função "Apagar Construções" na aba "Terreno" para obter o mesmo efeito.

P38. Como posso fazer cachoeiras em meu cenário?

R38. Há três métodos diferentes e legais de se fazer cachoeiras, e todos requerem certa habilidade em desenho de mapas, para que a coisa dê certo...

O primeiro e mais simples é usando penhascos. Primeiro ponha algumas árvores e plantas que você quiser ao redor da região onde será feita a cachoeira. Então, faça duas fileiras de penhascos com os fins se encontrando, mas não as conecte. Faça o mesmo em outra fileira abaixo da primeira. Agora adicione água rasa entre as pedras do penhasco, e água profunda no topo e na parte de baixo. Adicione pedras, pedras marítimas e plantas. Vóila! Clique aqui para ver um bom exemplo de como fica esse método.

O segundo jeito é pôr água em superfícies elevadas. Isto dá a impressão de uma lenta queda d'água. Há duas maneiras de fazer água elevada: criar e remover várias pontes na elevação (P32.), ou colar a elevação na água ('Copiar Mapa', P6.). Ambas funcionam. Adicione pedras marítimas e talvez um pouco de neve "desmarginada"(P34.).

A última maneira faz lembrar uma cachoeira turbulenta. Use um pincel de alta elevação no tamanho minúsculo, e clique uma vez em qualquer lugar. Então mova o cursor um quadrado para a diagonal esquerda e clique novamente. Isso criará uma pequena rampa onde você pode fazer sua cachoeira. Cubra essa rampa e um pouco do fim dela (onde ela cai) com neve e use o truque da "água desmarginada". Agora é só pôr água no início e no fim da rampa de neve. Adicione algumas árvores em ambos os lados. Adicione pedras e pedras marítimas no fim e no início. Dica: Adicione uma outra cachoeira menor e perto da primeira. Dá um efeito legal. Clique aqui para o exemplo.

*Nota: Onde eu menciono "usar a água desmarginada", você pode copiar o terreno desmarginado do eye candy ultility do cheezy's monkey (P4-5.).

P39. Como eu faço unidades com 0 de vida? (Também : Como eu faço unidades invencíveis?)

R39. Para fazer unidades cuja vida é zero, mas continuam vivas (Nota: Essas unidades se tornam invencíveis, como era de se esperar) use alguma dessas ações:

Ação0 - <nome>
Estado Inicial: On / Off
---------------------------------------
Condição0: <o que você quiser>
Efeito0: Alterar Pontos de Vida - (-*)
Efeito1: Danificar Objeto - (-1)
Efeito2: Alterar Pontos de Vida - (*)

* = o máximo de vida de uma unidade

OU:

Ação0 - <nome>
Condição0: <o que você quiser>
Efeito0: Alterar Pontos de Vida - (-*)
Efeito1: Danificar Objeto - (-*)
Efeito2: Alterar Pontos de Vida - (*)
Efeito3: Danificar Objeto - (*)

* = o máximo de vida da unidade

Nota: Para pôr o sinal "-" na caixa de Quantidade, vá a qualquer caixa de Mensagem ou nome de Ação, digite um sinal de menos e copie & cole na caixa de quantidade. Selecione o símbolo da subtração, clique com o botão direito do mouse, selecione "copiar", vá para a caixa de Quantidade e selecione "colar" (usando novamente o botão direito). Não selecione esse efeito de novo, senão ele irá resetar para 0.

P40. O que é a condição "Índice de Mortes"?

R40. Seu índice de mortes é a razão entre quantas de suas unidades morreram e quantas unidades você matou. Ter um alto Índice de Mortes significa que você matou mais do que morreu. Ter um Índice de Mortes negativo significa que você mais morreu que matou. Se você matou a mesma quantidade de unidades suas que foram mortas, seu índice de mortes será 0. Entendeu? Para chegar ao seu índice de mortes, o computador subtrai seu número de mortes feitas aos outros pelo de mortes suas. Ex.: Se você matou 22 homens e perdeu 4, seu índice é 18. Se você matou 60 e perdeu 100, seu índice é - 40.

P41. Como eu recompenso jogadores a cada morte que eles fazem?

R41. Para isso, você precisará escolher "Índice de Mortes', dentro da condição "Acumular Atributo". Basicamente, este é um processo de recompensar o jogador quando o índice é (+) 1, e então o resetar a 0 até a próxima morte. Aqui está a Ação, a recompensa é 10 de outro neste exemplo it :

Ação0
Mostrar como Objetivo: Sim / Não
Estado Inicial da Ação: On
------------------------------------------------------------ -------
Condição0: Acumular Atributo ( Índice de Mortes = 1: Jogador 1 )
Efeito0: Tributo ( 10 de Ouro: GAIA » Jogador 1 )
Efeito1: Criar Objeto - Jogador 1 - Qualquer Unidade - Localização: Qualquer lugar onde o jogador não possa ver.
Efeito2: Remover Objeto - Marcar Área - Unidade acima

Obrigado, CC.

P42. Como eu posso dar recursos ao jogador sem a mensagem "GAIA pagou <recursos> como tributo ao <jogador um>" ?

R42. Para prevenir a mensagem de tributo, principalmente quando Gaia paga tributos ao jogador 1, ponha para o jogador pagar o tributo a Gaia, porém em um número negativo.

- Obrigado novamente, CC.

P43. Como faço o texto aparecer no centro da tela?

R43. Para ter seu texto no centro da tela você precisa ser paciente. Apenas dê um monte de espaços, teste, adicione ou tire alguns, teste, e assim vai até você estar satisfeito.
Nota: Para que seu texto apareça em posições (verticais) diferentes, configure o valor (0,1 ou 2) na pequena caixa do efeito "Mostrar Instruções".

Aqui é onde fica o texto dependendo do valor configurado:

|----------------------Topo da Tela--------------------|
|Valor: 0
|
|Valor: 1
|
|Valor: 2
|
|
|
|
|
|
|--------------------Parte Inferior da Tela-------------|

P44. Como eu faço fazendas ficarem invisíveis?

R24. Apenas baixe o ultilitário Invisible Farms e dê uma olhada nas ações.

P45. Como faço objetivos aparecerem durante o jogo?

R45. Crie uma ação e clique em seu nome para ver as opções. Você verá que há uma opção chamada "Mostrar Como Objetivo". Obviamente, se você optar por sim, a ação será "Mostrada Como Um Objetivo".

Exemplo da Ação:

Ação0
Mostrar Como Objetivo: Sim
-----------------------------------
Condição0: Destruir Objeto - Marcar Objeto - Castelo Inimigo
Efeito0: Declarar Vitória: Jogador 1

Ponha na caixa de Descrição algo do tipo: "Arrase o castelo do <Inimigo>", e isso aparecerá na tela de objetivos durante o jogo. Quando as condições são completadas em uma "ação-objetivo" (o castelo destruído é um exemplo), o texto ficará riscado na tela de objetivos.
Nota: Se você quer que algo fique no menu de objetivos, porém nunca fique riscado, (como uma lista de itens em RPGs ou instruções gerais), simplesmente ponha uma condição impossível de se realizar.

P46. Como eu faço um "IA de Taunt"?

R46. Dê uma olhada neste artigo em inglês: "Taunt to Trigger (Do Taunt à Ação)", do Dark_Warrior_1, que em breve também traduzirei.

P47. Como posso permitir que o jogador receba aprimoramentos em troca de ouro na Serralheria?

R47. Se você quiser que as recompensas a serem escolhidas sejam +1 de ataque, +30 PV ou +3 de ataque, siga este exemplo:

Ação 0: <nome>
Condição 0: Objeto Selecionado - A Serralheria
Efeito 0: Mostrar Instruções - "Ferreiro: Olá! Você gostaria de comprar algumas armas e armaduras?"
Se sim, selecione a <edificação próxima a serralheria #1>

Se não, selecione a <edificação próxima a serralheria #2 >"
Efeito 1: Ativar Ação - Ação 1
------------------------------------------------------------ ----
Ação 1: <nome>
Condição 0: Objeto Selecionado - <edificação próxima a serralheria #1 >
Efeito 0: Mostrar Instruções - "Ferreiro: Tudo certo! Meus preços são:

Amolar Espada (+1 de ataque) - 100 de ouro (selecione <edificação próxima a serralheria #3 > )
Nova Placa Peitoral (+ 30 PV): - 150 de ouro (selecione <edificação próxima a serralheria #4 > )
Espada Grande Adornada com Jóias (+3 de ataque) - 200 de ouro (selecione <edificação próxima a serralheria #5 > )
Efeito1: Desativar Ação - Ação 2
Efeito2: Ativar Ação - Ação 3
Efeito3: Ativar Ação - Ação 4
Efeito4: Ativar Ação - Ação 5

Ação 2: <nome>
Condição 0: Objeto Selecionado - <edificação próxima a serralheria #2 >
Efeito0: Desativar Ação - Ação 1
Efeito2: Ativar Ação - Ação 0
Efeito3: Mostrar Instruções - Ferreiro: *Suspiro* Ok, até mais. O movimento está mesmo ruim hoje.

Ação 3: <nome>
Condição 0: Objeto Selecionado - <edificação próxima a serralheria #3 >
Condição 1: Acumular Atributo - Estoque de Ouro - 100
Efeito 0: Mostrar Instruções - "Ferreiro: Me dê isto aqui por um minuto.
Bzzzt! Clang! Clange! Chink! Bzzzt! Ferreiro: Pronto, tá aqui tua espada!
Efeito 1: Tributo - Jogador Principal - J1 | Jogador Alvo - Gaia | Quantidade: 100 de Ouro
Efeito 2: Mudar Ataque do Objeto - Marcar Objeto: Unidade do Jogador - Quantidade: 1
Efeito 3: Desativar Ação - Ação 4
Efeito 4: Desativar Ação - Ação 5
Efeito 5: Ativar Ação - Ação 0

Ação 4: <nome>
Condição 0: Objeto Selecionado - <edificação próxima a serralheria #4 >
Condição 1: Acumular Atributo - Estoque de Outro - 150
Efeito 0: Mostrar Instruções - "Ferreiro: Grande Escolha! Aqui. Novíssima em folha. Foi Moldada Ontem!"
Efeito 1: Tributo - Jogador Principal - J1 | Jogador Alvo - Gaia | Quantidade: 150 de ouro
Efeito 2: Alterar Pontos de Vida - Marcar Objeto: Unidade do Jogador - Quantidade: 30
Efeito 3: Desativar Ação - Ação 3
Efeito 4: Desativar Ação - Ação 5

Ação 4: <nome>
Condição 0: Objeto Selecionado - <edificação próxima a serralheria #5 >
Condição 1: Acumular Atributo - Estoque de Ouro - 100
Efeito 0: Mostrar Instruções - "Ferreiro: Foi uma escolha excelente. A mais valiosa de todas. Imensamente pesada, mas você parece ser um sujeito forte."
Efeito 1: Tributo - Jogador Principal - J1 | Jogador Alvo - Gaia | Quantidade: 200 de ouro
Efeito 2: Mudar Ataque do Objeto - Marcar Objeto: Unidade do Jogador - Quantidade: 3
Efeito 3: Desativar Ação - Ação 3
Efeito 4: Desativar Ação - Ação 4

Nota: Todas as quantidades de ouro, aumento de ataque ou vida, opções de aprimoramentos ou falas do Ferreiro podem ser alteradas para responder às suas necessidades.

Aviso: Dependendo do tamanho de suas mensagens, será preciso um efeito ou mais de "Mostrar Instruções". Um tendo 0 como posição, e o outro 1. Veja a P43 para saber mais sobre a posição das mensagens.

P48. Como eu faço meus próprios scripts de mapas aleatórios (RMS-SMA)?

R48. Há um documento excelente sobre scripts de MA na pasta "docs" do seu disco do "The Conquerors" chamado "rmsg.doc". Outros grandes artigos, incluindo Your First Random Map Script, podem ser encontrados no DGDN's RM Scripting Articles. Obrigado, Vauxhall por escrever toda essa seção do DGDN.

P49. Qual é a área de cada tamanho diferente de mapa?

P49. a) um mapa minúsculo?

P49. b) um mapa pequeno?

P49. c) um mapa médio?

P49. d) um mapa grande?

P49. e) um mapa enorme?

P49. f) um mapa gigante?

R49. a) 72 x 72 Quadrados.

R49. b) 96 x 96 Quadrados.

R49. c) 120 x 120 Quadrados.

R49. d) 144 x 144 Quadrados.

R49. e) 200 x 200 Quadrados.

R49. f) 255 x 255 Quadrados.

P50. Como eu ponho o limite de população para mais de 75 no editor?

R50. No AoK, isso não é possível. Mas você pode criar mais unidades com o efeito "Criar Objeto".
Já no TC, isso é possível, apenas altere o limite populacional na aba "Jogadores".

P51. Immobile Units AI / Gold / Advanced não está funcionando com um determinado jogador. Por que isso?

R51. Primeiro, tenha certeza que o IA do jogador está como Immobile Units. Na aba jogadores, clique em personalidade, e selecione “Immobile units”.
Tenha certeza que esse jogador tem pelo menos uma unidade militar (um lanceiro, por exemplo) e/ou pelo menos 3 aldeões.

P52. Como fazer listas de itens nos "Objetivos"?

R52. Use essas Ações, boladas por Ranger.

Para os Objetivos Normais:

Ação 0:
Mostrar Como Objetivo = Sim
Descrição da Ação = Objetivos
Ordem da Descrição = 100
Estado Inicial: ON
Ações Seguidas: OFF
----------------------------------------------------
Condição 0: Qualquer coisa impossível de se fazer no jogo

Para Itens:

Ação 1:
Descrição da Ação = Itens
Ordem da Descrição = 85
-----------------------------------------------------

Para Armas & Armaduras:

Ação 2:
Descrição = Armas & Armaduras
Ordem da Descrição = 40
---------------------------------------------------
etc etc etc...

E por aí vai, o quanto você quiser. Continue diminuindo a Ordem da Descrição a cada "objetivo".
Agora quando o jogo começar você verá essa lista nos Objetivos do Cenário:
Objetivos
Itens
Armas & Armaduras
Sempre que você quiser adicionar uma nova arma, por exemplo, você deve ter certeza de pôr na Ordem da Descrição um número menor que o < 40. Para cada Item entre 41 e 84 e objetivos entre 86 e 99.

© Copyright 2002, Woad Creations.

P53. Meu mapa continua travando, e eu não tenho certeza se é por causa das ações ou do mapa. Me ajudem!

R53. Use este método para encontrar & eliminar o problema:

Se o problema ocorre só em um mapa, é muito provável que o problema é com o mapa. Desative todas as ações, e teste. Se continuar acontecendo, então é um problema no mapa. Se não ver nada de mais ao checar as ações, esteja certo de que você não está atarefando um número muito grande de unidades etc. Se você não puder achar a ação, ponha cada ação como ON e as teste uma por uma, até achar a certa.

Se for um problema do mapa e não das ações, tente isto:

1: quando o jogo começar a travar, faça um novo arquivo e o renomeie, algo como "teste", este arquivo poderá ser mexido e remexido sem preocupação, por isso ele será útil.

2: abra esse novo arquivo, “teste”, no editor, e então gere um mapa completamente limpo. Agora teste o jogo (não ligue para as ações, elas não serão problema). Se o jogo continuar travando, é um problema com as ações. Se o jogo não travar o problema é com o mapa.

3: Antes de qualquer coisa, copie aproximadamente 1/4 desse mapa limpo. Nós usaremos essa área "copiada" para encontrar o problema.

4: Recarregue a cópia do arquivo "Teste" e copie 1/4 do mapa, não importando qual área você copie. Teste o jogo, se não travar, você o limitou a essa área. Se continuar travando, carregue o arquivo "Teste" e copie 1/4 diferente até você achar a área que está causando o problema.

5: Agora você continua copiando áreas menores e testando o tempo todo. Continue fazendo isso, carregando o "Teste" toda vez, até você o limitar a uma área maleável. E então simplesmente copie uma parte qualquer do terreno e cole sob essa área e reconstrua o mapa para seu estado original. E finalmente resete todas as ações que foram interferidas, especialmente as de "destruir objeto", essas continuam verdes mesmo quando o objeto foi removido.
-Obrigado, Berserker Jerker.

P54. É possível copiar ações, condições e/ou efeitos? Se for. como isso é feito?

R54. Foi descoberto recentemente que é possível copiar condições e efeitos. Berserker Jerker escreveu um guia passo-a-passo de como fazê-lo:

Passo 1: Adicione todos os efeitos que você irá usar, mais um extra. (eu cliquei no botão de criar efeito vinte vezes para este teste)

Passo 2: Clique no primeiro efeito da lista. Escolha a opção criar objeto, e configure seus parâmetros. Por exemplo Unidades-Cavaleiro-Jogador 1. Agora delete este efeito. Vocêterá automaticamente o próximo efeito selecionado.

Passo 3: Escolha a opção atarefar objeto. Você, estranhamente, não verá nenhuma configuração para esse efeito. Agora mude de novo para criar objeto.

Passo 4: Clique no próximo efeito e repita o passo 3. Continue fazendo isso até ter feito em todos os efeitos. E então simplesmente clique novamente em cada efeito, e você verá os parâmetros já configurados, "Unidades-Cavaleiro-Jogador 1", como no primeiro efeito, que foi deletado, tudo o que você precisa agora é definir a localização para cada efeito de criar objeto. Uma vez terminado o processo, apenas crie uma nova ação, e você voltará para o "modo não-cópia". Obviamente, este truque pode ser usado para outros efeitos, basta substituir o efeito "criar objeto" pelo que você quiser reproduzir.

Outra coisa boa é: uma vez no "modo de cópia", você pode escolher diversas coisas no menu rolante, e os parâmetros continuarão configurados como "Unidades-Cavaleiro-Jogador 1". Muito útil caso você queira criar uma unidade e mudar seu ataque e/ou vida, você precisa apenas mudar a quantidade na caixa de quantidade, e marcar a área.

Esse truque também serve para condições. Porém, criar 20 ou mais condições idênticas não é tão útil como você pensa. Exceto se for algo como objetos na área, estando você configurando áreas diferentes or algo parecido.

-Obrigado (de novo) Jerker, que sempre descobre os truques primeiro.

P55. Como eu faço uma mensagem de morte aparecer para uma unidade que ainda não foi criada?

R55. Tente usar esta ação:

Ação0
Estado Inicial: Off (Ative quando a unidade for criada)
---------------------------------------------------------
Condição0: Tempo 2 (apenas por segurança)
Condição1: Menos Objetos Próprios - 0 (A unidade deve ser única ao jogador. Heróis funcionam melhor.)
Efeito0: Mostrar Instruções - (Nome da Unidade): Parceiro, eu fui ferido.
(Ou qualquer coisa que você quiser)

- Obrigado, bleedteal.

P56. Como posso atarefar unidade para que elas se guarneçam em construções?

R56. Desculpe, mas não há nenhuma maneira possível de fazer isso. Mas, como sempre, dá pra dar uma enganadinha:

A unidade tem que caminhar por perto da estrutura guarnecível, e o jogador deve selecionar a estrutura. Então, antes de remover a unidade, ponha um rei ESCONDIDO atrás da construção e ele se guarnecerá na estrutura. Então, remova a unidade.

Para desguarnecer, o jogador deve selecionar a estrutura novamente, crie uma nova unidade (de dono diferente), mude o dono dela, e remova o rei da estrutura. - DM

P57. Como eu previno que unidades se desguarneçam no começo do jogo?

R57. Desculpe, mas isso é impossível, exceto por estes exemplos dados pela contribuição de Ana:

A) Infelizmente, não se pode guarnecer unidades com ações durante o jogo (em Barcos de Transporte e aríetes é possível).

B) As exceções são a unidade do Rei, que automaticamente se guarnece em uma construção, e aldeões, que se guarnecem quandos estão sob ataque.

C) Guarnecer unidades antes de testar/jogar, e *continuar dentro* durante o jogo só pode ser feito com a Posição do Jogador Um e Gaia.

D) Todas as outras posições do computador irão ejetar ou desguarnecer automaticamente unidades no início do jogo.

Eu testei os limites disso no passado, e isto é o que eu lembro desses testes.

1) Unidades Gaia guarnecidas em construções de Gaia irão se desguarnecer assim que capturadas pelo jogador 1.

2) Unidades do Jogador Um continuarão dentro até que sejam manualmente desguarnecidas.

3) Mudar o Dono de uma unidade do Jogador 1 para um jogador aliado dentro de uma construção do J1 não irá ejetar as unidades. (Construção do Jogador 1 com unidades aliadas dentro).

4) Mudar o Dono de uma construção do Jogador 1 para um jogador aliado com uma unidade do J1 dentro não irá ejetar as unidades do J1 (Construção aliada com unidades do Jogador 1 dentro).

5) Todas as outras circunstâncias irão ejetar ou desguarnecer as unidades.
Obrigado - Anastasia.

P58. Como eu faço para que Maravilhas mudem de dono quando uma unidade de um jogador diferente chega perto dela?

R58. Impossível. Simplesmente use um Monumento ao invés de Maravilha .

P59. Como eu posso impedir que monges e missionários de um jogador convertam?

R59. Vá para a aba "Opções" e desabilite a tecnologia "Idade das Trevas" para esse jogador.

P60. Eu tinha trabalhado em meu cenário por horas, e esqueci de salvá-lo antes de testá-lo. Ele travou e tive que sair do jogo. Há algo que eu possa fazer para recuperar meu trabalho?

R60. Sim, há. Se você não tiver testado nenhum outro cenário depois desse, então ele foi automaticamente salvo como o arquivo "default0", na pasta dos cenários. Abra o arquivo "default0", e você encontrará seu trabalho intacto. E cuide de resolver o problema que o vez travar e sair.

P61. Por que lenhadores, mineradores, fazendeiros, etc. não conam como aldeões no efeito "objetos na área"?

R61. O efeito de objetos na área não funciona com todos os aldeões, devido ao fato de que há 16 tipos diferentes de aldeões. Selecionando "Aldeão" na lista de unidades significa que o objeto na área irá apenas detectar aldeões desocupados (sem nenhuma função, como lenhador). A solução é simples, use a lista "Grupo de Objetos", e selecione "Civis". Isso detectará todos os aldeões.

P62. Como eu faço para que os nomes dos aldeões parem de mudar? Eu quero colocar o nome dele como "Zé", mas ele vira lenhador quando o jogador clica em uma árvore. Me ajudem! (Também: O nome do meu monge muda toda vez que ele captura um artefato, como impeço isso?)

R62. Ative a opção "Ações Seguidas" para a ação que renomeia o aldeão.

P63. Por que eu não posso criar ou remover objetos do tipo "outros" de gaia com ações?

R63. Você pode. Mas se voltar para o efeito novamente, ele irar resetar. Não há nada a dizer, exceto "Não clica nessa joça, oras!".

Nota: Isso apenas se aplica a unidades de gaia da aba "Outros". Ações que criam/removem unidades de gaia (ou animais), heróis ou construções irão funcionar normalmente.

P64. Como eu faço o truque da comida? ( Como eu faço o jogador comer o alimento até que chegue a 0 e ele morra?

Infelizmente, no "Acumular Atributo - Estoque de Comida - Quantidade: 0" não irá servir para detectar quando o jogador estiver sem comida, como as ações fazem quando o jogador tem 1 de comida ou mais. Então, ações um pouco mais complicadas são necessárias:

Ação 1 (Ter Comida)
Mostrar Como Objetivo: Não
Condição 1: Acumular Atributo - Comida - 1
Efeito 1: Mudar Ataque do Objeto - 5
Efeito 2: Ativar Ação 2

Ação 2 (Repetitividade para detectar falta de comida)
Efeito 1: Ativar Ação 3
Efeito 2: Ativar Ação 4

Ação 3
Condição 1: Acumular Atributo - Comida - 1
Efeito 1: Desativar Ação 3

Ação 4
Efeito 1: Mudar Ataque do Objeto (HERÓI) - -5
Efeito 2: Ativar Ação 1
Efeito 3: Desativar Ação 2

-Obrigado, DB

P65. Como posso fazer unidades zumbi/invencíveis/imatáveis?

R65. Para fazer uma unidade sem barra de vida e invencível, use isto:

Ação 0: <n0me>
Estado Inicial: On/Off
--------------------------
Efeito 0: Alterar Pontos de Vida - Quantidade: - *PV total da unidade*
Efeito 1: Danificar Objeto - Quantidade: -70 - *PV total da unidade*
Efeito 2: Alterar Pontos de Vida - Quantidade: 70 -*PV total da unidade*
Efeito 3: Danificar Objeto - Quantidade: - *PV total da unidade*

Ou seja, se você quiser um campeão como zumbi, você deve substituir *PV total da unidade* por 70, que é o PV total do campeão.

scenario_t_c_ também achou um jeito de fazer o mesmo com unidades gaia, cujo PV máximo não pode ser alterado:

Ação 1
Efeito0 Danificar Objeto 2147483648
Efeito1 Danificar Objeto 2147483648
Efeito2 Danificar Objeto 2147483648
Efeito3 Danificar Objeto 2147483648
Efeito4 Danificar Objeto 2147483648
Efeito5 Danificar Objeto 2147483648
.
.
.
Efeito1023 Danificar Objeto 2147483648
P.S.: Como você não vai querer fazer esse monte de ações, você pode buscar ajuda com as opções "tempo" e "ações seguidas".

Ambos os métodos irão fazer a unidade ficar invencível. (Porém, em alguns casos com a segunda solução, a unidade ou construção não terá sua vida mostrada como 0/x.)

Você deve consultar a P54 para mais ajuda sobre como conseguir múltiplos efeitos iguais. (Não faça todos, apenas ponha um pequeno intervalo de tempo e ative a opção ações seguidas)

P66. Como eu impeço que o computador desista após alguns minutos de jogo?

R66. Use o Immobile Units AI Gold.
Você não está autorizado a ver ou baixar esse anexo.

Macanudo
Administrador
Qual a sua idade?: 26
Contato:

Re: F.A.Q - Edição de Mapas - Criando Mapas

Mensagempor Macanudo » Sáb Fev 16, 2013 11:04 pm

Muito Bom!!!

Imagem

Treine Enquanto Eles Dormem, Estude Enquanto Eles se Divertem,
Persista Enquanto Eles Descansam, e Então, Viva o Que Eles Sonham.

Voltar para “Downloads de Mapas/Maps”